Todos ao parque

VALETE

Valete, nome artístico de Keidje Torres Lima, é um rapper português de origem santomense nascido na Damaia em 1981. Começou a participar activamente no movimento hip hop em Portugal no ano de 1997, sendo unanimemente considerado um dos fundadores e maiores influenciadores do género em Portugal.

Começou a ser convidado para as mixtapes lançadas por Djs como Bomberjack e Cruzfader. Com Adamastor e Bónus formou o Canal 115 e mais tarde a editora Horizontal Records, até que fez um interregno para se dedicar aos estudos, tendo-se licenciado em Ciências da Comunicação pelo ISCSP. Em 2002, regressou com o álbum Educação Visual lançado de forma independente. Valete, conhecido como um freestyler e battle mc, pôde mostrar neste álbum, uma linha de rap de cariz social que muitos não lhe reconheciam. Em 2006, é lançado o álbum Serviço Público que antecede um interregno de cerca de 10 anos.

O regresso dá-se em 2017 com o projeto "Língua Franca” com Emicida, Rael e Capicua. Em nome próprio, Valete lança 2 singles: "Poder" e "Rap Consciente”. Os temas explodem no youtube atingindo respectivamente 3 e 9 milhões de visualizações e dão o mote para um muito aguardado regresso ao topo do hip hop português. Em 2019, Valete anuncia que o seu terceiro álbum terá o título de "Em Movimento”, o álbum está ser revelado canção a canção, com o respectivo vídeo acompanhante, como um puzzle que se vai revelando peça a peça. Valete pretende, com este novo álbum, entrar num registo mais adequado aos dias de hoje e, por isso, anunciou que as faixas do álbum serão lançadas separadamente, originando, no fim, uma compilação que será lançada em formato físico. Encerrou o ano com apresentações esgotadas no Porto e em Lisboa, sendo que na capital já esgotou as três datas no Capitólio.

Só peca por tardia, finalmente, a estreia ao vivo na Madeira de uma verdadeira lenda viva do hip hop português. Todos ao Parque!

Comprar bilhete